O IBRASV – Instituto Brasil Sem Violência homenageará no próximo dia 21 de agosto, Rafael Gióia Martins Junior (em memória), pelo seu 89ª aniversário e por seus relevantes serviços prestados ao Brasil.
Quem foi Gióia Junior
Rafael Gióia Martins Junior ou simplesmente Gióia Junior, como era conhecido, nasceu em Campinas, no dia 09 de agosto de 1931 e se bacharelou em direito, pela Faculdade Vale do Paraíba. Gióia, também foi produtor e um dos grandes comunicadores de radio e TV no Brasil, chegando a presidir a Associação de Radialistas do Estado de São Paulo, diácono da Igreja Batista, entre outras funções importantes durante a sua trajetória.
Como Político, Gióia Junior iniciou a sua carreira se elegendo vereador na capital paulista, em meados dos anos 60, em seguida foi eleito duas vezes deputado estadual por São Paulo e três vezes deputado federal também por São Paulo.
Gióia completaria 89 anos no próximo dia 09/08/2020, mas faleceu em 3 de maio de 1996 vítima de parada cardíaca aos 64 anos. Saiba mais em: Rafael Gióia.
Homenagem a Gióia Junior
Para que se possa resgatar a memória deste ilustre cidadão brasileiro, o IBRASV, representado pelo seu Presidente, o Sr. José Roberto Castro (Coronel Castro), no primeiro momento homenageia Rafael Gióia Martins Junior (em memória), pelo seu 89ª aniversário e por seus relevantes serviços prestados ao estado de São Paulo, cedendo o nome do seu auditório principal a este ilustre brasileiro.
A homenagem se consolida em 21 de agosto próximo, a partir 14:00 horas, em um encontro na sede do Instituto, com a presença de familiares, amigos e admiradores do comunicador. Na ocasião, o auditório principal do IBRASV, receberá o nome do radialista e passará a ser chamado de “Auditório Radialista Gióia Jr.”. No espaço serão realizados cursos, palestras, formações e reuniões da sociedade civil organizada.
Outras propostas de homenagem á Gióia Junior
Praça na Vila Prudente
O encontro ainda tem como objetivo anunciar a solicitação junto aos órgãos públicos responsáveis, uma contrapartida a um dos poucos espaços dedicados a Gióia Junior na cidade de São Paulo, que é uma praça na Vila Prudente, que acabou sendo utilizada pela a construção do Metrô e terminal de ônibus no local.
Desta feita, o IBRASV irá indicar ao Metrô de São Paulo, para renomear o complexo do metrô Vila Prudente para: Estação Metrô Vila Prudente Radialista Gióia Júnior.
Durante a cerimônia, o IBRASV divulgará o procedimento a ser adotado para a coleta assinaturas e proposta de um projeto de lei que será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado com o intuito de incluir o nome comunicador na Estação Vila Prudente, tendo em vista que na região próxima ao Metrô já existe a Praça Gióia Junior.
“A escolha para homenagear o Radialista Gióia Junior, partiu de membros associados ao IBRASV, por conta de sua brilhante trajetória como cidadão, jornalista e parlamentar, as quais coadunam com os princípios basilares do Instituto Brasil Sem Violência, dispostos no seu Estatuto Social”, disse Coronel Castro.
O IBRASV fica localizado na Avenida Brigadeiro Tobias, 630 Luz – São Paulo-SP.
Deixe uma resposta