INSTITUTO BRASIL SEM VIOLÊNCIA

O Instituto

“Brasil sem Violência”


O Instituto Brasil Sem Violência nasceu no despertar de um novo século. Fundada em 21 de outubro de 2000, tem por objetivo promover a cidadania em todos os seus aspectos.

O Brasil é um país que experimentou desde o seu nascimento ações violentas das elites dominantes, as quais, para manterem o controle da situação, espoliaram, escravizaram e eliminaram aqueles que não aceitaram a dominação. Episódios como a escravização dos indígenas e dos negros, a forte repressão aos movimentos de independência e manutenção da integridade nacional a qualquer custo, aliadas à constante cobrança de altos impostos, nos mostram a que sacrifícios nosso povo foi e tem sido submetido.

No decorrer da nossa história as crises políticas, econômicas e institucionais, foram fruto de ações equivocadas e omissões do Estado.

Talvez, o maior dos nossos problemas – a má distribuição de renda – comprometeu gerações e ainda compromete, privando-nos de boa educação, boa saúde, trabalho e esperança para lutar por melhores condições sociais.

Lamentavelmente não são apenas ocorrências históricas que nos preocupam. Ainda hoje nos deparamos com problemas tão graves quanto os antigos e que não foram resolvidos desde o nosso descobrimento. Embora o Brasil seja um país pacífico, os números estatísticos em quase todas as áreas colocam o país em uma posição desconfortável perante as demais nações. Como exemplo pode-se citar que as mortes em acidentes de trânsito e os homicídios que superam até mesmo os números das perdas registradas em algumas guerras.

O Instituto “Brasil Sem Violência” nasceu da necessidade de nos unirmos para mudar as perspectivas negativas de futuro. Trabalhar defendendo o cidadão com uma arma eficaz que é a informação. Com conhecimento, o nosso povo poderá transformar a história, escolher melhor seus governantes, fiscalizar o poder público e não aceitar passivamente as medidas que são contrárias ao nosso desenvolvimento como povo e como ser humano.

O escopo do Instituto é implementar ações concretas em parceria com instituições governamentais, empresariais e por iniciativa própria visando promover o crescimento do ser humano e a melhoria da qualidade de vida da sociedade, priorizando os direitos e garantias individuais cristalizados na nossa Constituição Federal.

De outro lado, toda vez que o cidadão for ferido por alguma ação governamental ou empresarial defender-lhe a integridade e o direito lesado.

Acreditamos em Deus que quer todos prósperos e felizes e que não tolera a opressão. Vamos lutar juntos para que nós e nossos filhos tenhamos uma vida melhor no lugar em que nascemos e vivemos.


JOSÉ ROBERTO DE CASTRO

“Coronel Castro”

Presidente do Instituto